quinta-feira, 5 de fevereiro de 2015

Meditação

Hoje, vou compartilhar com vocês uma pratica que vem me conquistando cada vez mais - A arte da meditação.


A meditação é uma tecnica antiga, que teve origem nas filosofias espirituais do Oriente, relacionado ao yoga e budismo, que ganhou uma grande força quando foi trazido para o Ocidente e hoje é praticada por pessoas de todas as idades, sexo e em todos lugares do mundo.
São inúmeros seus beneficios, se destacando a sensação de paz e bem estar, o controle da ansiedade, a melhora na concentração, diminuição da insônia e melhora da autoestima.


A palavra meditação vem do latim meditare, que significa "Desligar-se do mundo exterior e voltar a atenção para dentro de si".


"A meditação é uma maneira de ir para dentro de si mesmo,
de perceber que você não é o corpo e você não é a mente.
É um modo de fixar em nós mesmos, no mais profundo centro
do nosso ser; e uma vez que você encontrou o seu centro,
você terá encontrado tanto suas raízes quanto suas asas"
                                                                 (Osho) 



Não é preciso muito esforço. Não é preciso entender, somente sentir... Se sentir!
Vigiar a mente. Tirar dela qualquer pensamento. Estar presente em si mesmo.


Não é preciso horas de dedicação. Bastam alguns minutos. O que vale não é a quantidade de tempo contínuo, mas a frequência com que você pratica.

Não é preciso nenhum lugar especifico, porém, no início vai ser um pouco dificil meditar em qualquer lugar. Então até se habituar, prefira lugares silenciosos, onde se sinta bem.

Tenho duas dicas para quem quer começar a meditar:
  1.  Concentrar-se apenas em sua respiração; perceber o ar entrando e saindo do seu corpo;
  2. Concentrar-se em um objeto; focar nele e somente nele.
Vai ser natural começar a pensar em um telefonema que tem quer dar, na conta que tem pra pagar, etc... Mas não se deixe levar pelos devaneios de nossa mente. Sempre que começar a se distrair, volte a concentrar-se apenas na respiração ou no objeto (li uma vez que é legal praticar olhando para a chama de uma vela).


Sente-se confortavelmente em algum lugar e com a coluna ereta, facilitando assim, a fluência energética, com as pernas cruzadas e mãos apoiadas. Se for dificil, sente-se numa cadeira, apoie os pés no chão, e coloque as mãos sobre as coxas ou joelhos.


Inicialmente pode parecer algo difícil, pois requer paciência, e nossa cabeça parece uma máquina que não exige ser colocada em modo standby por nem um minuto.
Mas, praticando-a gradativamente ela se torna um hábito natural e fácil.

Através do conhecimento da mente adquirimos o conhecimento de nós mesmos e vamos ficando livres da angústia, dos medos, da depressão e da frustração dos desejos insatisfeitos.



Subscribe to Our Blog Updates!




Share this article!

Um comentário:

  1. Belo texto moça... Enquanto a Filosofia Oriental prega hábitos mais saudáveis, onde exige do sujeito uma constante busca pelo autoconhecimento. Do outro lado, temos a nossa conturbada vida ocidental com os seus valores baseados na superficialidade e na transitoriedade da vida material. Vivemos numa condição de sofrimento a partir do momento que nos distanciamos do nosso eu, sendo assim, a meditação é o melhor meio de conectar a consciência do sujeito com o universo e lembrá-lo que o melhor caminho para a felicidade é aquele que percorremos dentro de nós mesmos.

    “Ignorância é a falta de conhecimento da natureza do EU, e esta ignorância não pode ser dissipada por atividades e reformas superficiais; só se dissipa com o nosso constante percebimento dos movimentos e reações do EU, em todas as relações”. Krishnamurti

    Haroldo dos Santos

    ResponderExcluir

Return to top of page
Powered By Blogger | Design by Genesis Awesome | Blogger Template by Lord HTML