domingo, 29 de setembro de 2013

Resenha: A Ultima Grande Lição - Mitch Albom


Título: A ultima grande lição - O sentido da vida
Título Original: Tuerdays with Morrie
Autor: Mitch Albom
Edição: 1
ISBN: 8586796077
Editora: Sextante
Ano: 1998
Páginas: 160

Sinopse:Cada um de nós teve na juventude uma figura especial que, com paciência, afeto e sabedoria, nos ajudou a escolher caminhos e olhar o mundo por uma perspectiva diferente. Talvez tenha sido um avô, um professor ou um amigo da família – uma pessoa mais velha que nos compreendeu quando éramos jovens, inquietos e inseguros.
Para Mitch Albom, essa pessoa foi Morrie Schwartz, seu professor na universidade. Vinte anos depois, eles se reencontraram quando o velho mestre estava à beira da morte. Com o contato e a afeição restabelecidos, Mitch passou a visitar Morrie todas as terças-feiras, tentando sorver seus últimos ensinamentos.
Durante quatorze encontros, eles trataram de temas fundamentais para a felicidade e a realização humana. Através das ágeis mãos de Mitch e do bondoso coração de Morrie nasceu esta obra, que nos transmite maravilhosas reflexões sobre amor, amizade, medo, perdão e morte.


***

Ganhei esse livro de uma pessoa muito especial para mim. Sempre que começava a ler, algo sempre interrompia minha leitura. Hoje, finalmente, terminei e tenho que confessar, não exageraram em nada quando disseram que esse era um livro que poderia mudar vidas, repensar sobre valores, abrir nossos olhos e nos fazer enxergar o que é realmente importante.
Esse livro foi escrito por Mitch Albom, com a intenção não só de mostrar o real sentido da vida, mas também para que com o dinheiro, pudesse pagar as despesas com o tratamento da doença que aos poucos ia tirando a vida seu 'treinador'.

Mitch, era jovem que sonhava em ser um famoso musico, e teve seu sonho deteriorado. Resolveu voltar a estudar, formando-se em jornalismo, trabalhou muito, era colunista de uma agência e escrevia livros sobre esportes. Era muito solicitado em seu meio. Um dia, em sua casa, passando os canais na TV, algo prendeu sua atenção. Estava sendo entrevistado em um programa, Morrie Schwartz.
Morrie tinha sido um querido professor de Mitch, e agora sofria de Esclerose Lateral Amiotrófica (ELA), uma doença implacável, degenerativa e fatal que afeta o sistema nervoso.
Mitch decide ir visitar Morrie, pois tinham um grande elo de amizade. Com as visitas inicias e o vinculo só crescia, eles começam a se encontrar todas as terças-feiras.

"As últimas aulas da vida do meu velho professor foram dadas uma vez por semana em casa dele, ao pé de uma janela do estúdio de onde ele podia olhar um hibisco pequenino lançar suas folhas róseas. As aulas eram às terças-feiras, depois do café da manhã. O assunto era O Sentido da Vida. A lição era tirada da experiência.
Não havia notas, mas havia exames orais toda semana. O professor fazia perguntas, e o aluno também podia perguntar. O aluno devia também praticar atividades físicas de vez em quando, tais como colocar a cabeça do professor em posição confortável no travesseiro ou ajeitar os óculos dele no cavalete do nariz. Beijar o professor antes de sair contava ponto.
Não havia compêndios, mas muitos tópicos eram debatidos – amor, trabalho, comunidade, família, envelhecimento, perdão e, finalmente, morte. A última palestra foi breve, só algumas palavras. Em vez de colação de grau, um enterro.
Mesmo não havendo exame final, o aluno devia apresentar um trabalho extenso sobre o que ele aprendera. Esse trabalho é apresentado aqui.
O derradeiro curso da vida do meu velho professor só teve um aluno. Que sou eu." 

Nesses encontros eram abordados diversos assuntos, sobre morte, remorso, emoções, família, dinheiro, o medo de envelhecer, entre outros. De vez em quando, Mitch tinha que mudar Morrie de posição na cadeira, ajeitar sua cabeça, limpar alguma saliva que escorria pelos cantos da boca, por conta da doença que deixava Morrie cada dia mais debilitado e dependente. Todas as conversas eram gravadas por Mitch, até o ultimo momento que estiveram juntos.
Tenho muito o que falar desse livro, mas peço somente, que leiam. Tudo mais que colocar aqui poderá tornando "sem graça" algum momento do livro.
É uma verdadeira lição, sobre valores que estão sendo perdidos cada vez mais em nossa sociedade.
Morrie  dizia que nunca queria ser esquecido, e tenho certeza, que por mim e milhares de leitores, nunca será.



Subscribe to Our Blog Updates!




Share this article!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Return to top of page
Powered By Blogger | Design by Genesis Awesome | Blogger Template by Lord HTML