sábado, 24 de maio de 2014

Resenha: A Linguagem das Flores - Vanessa Diffenbaugh

Título: A Linguagem das Flores
Título Original: The Language of Flowers
Autora: Vanessa Diffenbaugh
ISBN: 978-85-8041-017-4
Editora: Arqueiro
Ano: 2011
Páginas: 304

Sinopse: Victoria Jones sempre foi uma menina arredia, temperamental e carrancuda. Por causa de sua personalidade difícil, passou a vida sendo jogada de um abrigo para outro, de uma família para outra, até ser considerada inapta para adoção. Ainda criança, se apaixonou pelas flores e por suas mensagens secretas. Quem lhe ensinou tudo sobre o assunto foi Elizabeth, uma de suas mães adotivas, a única que a menina amou e com quem quis ficar... até pôr tudo a perder. Agora, aos 18 anos e emancipada, ela não tem para onde ir nem com quem contar. Sozinha, passa as noites numa praça pública, onde cultiva um pequeno jardim particular. Quando uma florista local lhe dá um emprego e descobre seu talento, a vida de Victoria parece prestes a entrar nos eixos. Mas então ela conhece um misterioso vendedor do mercado de flores e esse encontro a obriga a enfrentar os fantasmas que a assombram. Em seu livro de estreia, Vanessa Diffenbaugh cria uma heroína intensa e inesquecível. Misturando passado e presente num intricado quebra-cabeça, A linguagem das flores é essencialmente uma história de amor – entre mãe e filha, entre homem e mulher e, sobretudo, de amor-próprio.

***

Um livro comovente, encantador e simples. Ele é narrado por Victória, a personagem principal, que vai contando sua história no presente momento, e voltando sempre ao passado. O que é importante para entender a trama. Uma história fascinante e muito bem escrita.
De início não tive muita simpatia por Victória. Ao que aparentava, era uma menina difícil e nada dócil, mas como tudo tem um porquê, foi fácil associar essa sua personalidade forte com a vida que tivera. Uma vida em casas de adoção e lares provisórios, privada do amor de uma família, ela não se permite ter nenhum vínculo com nínguém e odeia ser tocada. O mundo de Victória, para ela, poderia ser no meio das flores, com os pés descalços e mãos enterrados em terra úmida. Esse era o lugar que ela se sentia em paz consigo mesma. Ao completar 18 anos, ela consegue um emprego numa floricultura, onde a dona, Renata, logo descobre o quão boa ela era e seus serviços eram sempre requisitados. Victória conhecia a linguagem das flores. Sabia o que cada flor transmitia. Tanto as mensagens boas, quanto as ruins. Nesse mundo das flores era conhece Grant, um jovem rapaz que também conhece essa linguagem, e os dois começam a se comunicar com isso, enviando um para o outro mensagem secretas pelas flores. E a partir daí, devorei enlouquecidamente cada palavra, cada página. Na verdade Grant não é só um novo personagem, mas não posso falar mais que isso (que aflição não poder contar tudo logo, mas esperemos cada surpresinha reservada).
Além de abordar um tema muito bom de uma forma puramente real, que é a adoção, ele também aborda a questão do amor materno, o que para mim foi uma das partes mais emocionantes do livro.
Hoje, depois desse livro, nunca mais olharei as flores com os olhos de antes. E sempre, que ganho ou quero comprar uma, corro no dicionário que tem no final, para olhar a mensagem que cada uma quer transmitir. Sabendo disso, fica tão emocionante presentear com elas, além do livro também ser ótimo para presentear e ser presenteado(a).
Ah, tenho que dizer que simplesmente adorei essa capa. E foi por ter gostado tanto dela que comprei o livro. Na época nunca tinha ouvido falar sobre ele, e digo que foi uma das minhas melhores aquisições.





Sobre a Autora: Nascida em San Francisco e criada na Califórnia. Depois de estudar a escrita criativa e pedagogia em Stanford. Lecionou arte e redação para jovens de comunidades de baixa renda. 

Vanessa Diffenbaugh é também a fundadora da Camellia Network. com o objetivo de criar um movimento nacional para apoiar a transição dos jovens do orfanato e se emancipando.
Em A Linguagem das Flores, a Camellia significa "meu destino está em suas mãos".



Subscribe to Our Blog Updates!




Share this article!

Um comentário:

  1. Oi adorei.. muito obrigado, amei a maneira que vc usou para descrever essa resenha...me fez se interessar pelo livro....mas vc já leu o livro reverso... se trata de um livro arrebatador...ele coloca em cheque os maiores dogmas religiosos de todos os tempos.....e ainda inverte de forma brutal as teorias cientificas usando dilemas fantásticos; Além de revelar verdades sobre Jesus jamais mencionados na história.....acesse o link da livraria cultura e digite reverso...a capa do livro é linda ela traz o universo em destaque.
    www.livrariacultura.com.br/scripts/resenha/resenha.asp?

    ResponderExcluir

Return to top of page
Powered By Blogger | Design by Genesis Awesome | Blogger Template by Lord HTML