sábado, 23 de novembro de 2013

Resenha: A Hora da Estrela - Clarice Lispector

Título Original: A Hora da Estrela
Autora: Clarice Lispector

ISBN: 853250812X
Editora: Rocco
Ano:1998
Páginas: 87

Sinopse: A história da nordestina Macabéa é contada passo a passo por seu autor, o escritor Rodrigo S.M. (um alter-ego de Clarice Lispector), de um modo que os leitores acompanhem o seu processo de criação. À medida que mostra esta alagoana, órfã de pai e mãe, criada por uma tia, desprovida de qualquer encanto, incapaz de comunicar-se com os outros, ele conhece um pouco mais sua própria identidade. A descrição do dia-a-dia de Macabéa na cidade do Rio de Janeiro como datilógrafa, o namoro com Olímpico de Jesus, seu relacionamento com o patrão e com a colega Glória e o encontro final com a cartomante estão sempre acompanhados por convites constantes ao leitor para ver com o autor de que matéria é feita a vida de um ser humano.

.
***


A Hora da estrela foi o último romance publicado em vida por Clarice Lispector, quando enfrentava o câncer, sendo uma tentativa da autora de fugir da sufocante introspecção das obras anteriores, criando um texto que tivesse alguma abertura para o mundo exterior. É a única de suas obras que enfatiza aspectos da realidade objetiva e manifesta uma intenção explicitamente social.

Ela cria um "falso autor", Rodrigo S. M., para narrar a história do ponto de vista masculino, sem ter uma visão intimista e sentimental.
“Mas a pessoa de quem falarei mal tem corpo para vender, ninguém a quer, ela é virgem e inócua, não faz falta a ninguém. Aliás - descubro eu agora - também não faço a menor falta, e até o que eu escrevo um outro escreveria. Um outro escritor sim, mas teria que ser homem porque escritora mulher pode lacrimejar piegas.”

Clarice Lispector (transfigurada no narrador Rodrigo S. M.), não abre mão de suas características mais marcantes: a reflexão, o elemento acima do enredo, o “silêncio e a chuva caindo”, que marcarão a personagem protagonista.


Macabéa é a protagonista principal do livro. Uma nordestina, que migra para o Rio de Janeiro e trabalha como datilografa. Ingênua, pobre, corpo franzino, doente, feia, com uma vida miserável, vive com vergonha de si mesma e sem saber por que está vivendo. Seu maior desejo era ser igual a Marilyn Monroe, símbolo sexual da época.
Conhece Olimpio, um rapaz que também era nordestino e trabalhava como operário numa metalúrgica. Era um homem muito ambiocioso, sonhava em ser reconhecido e rico por todos a qualquer preço. Almejava um dia ser deputado.

Certa vez, Macabéa apresenta à Olímpico, Glória (uma colega de trabalho), com quem ele acababa ficando, Já que elas eram opostas: Glória era loira (oxigenada), cheia de corpo, morava numa casa confortável, tinha três refeições por dia e, o mais importante, seu pai era açougueiro, profissão ambicionada por Olímpico.
Macabéa continuava a viver toda inutilidade de vida sem reclamar de nada, até numa conversa, Glória aconselha-la a ir a uma cartomante chamada Carlota, uma ex-prostituta que vê nas cartas um futuro mararavilhoso esperando por Macabéa. Ela iria se casar com um estrangeiro rico, que daria todo o amor de que ela precisava. Pela primeira vez ela sente a sua existência, está “grávida de futuro”. Saindo da casa da cartomante, num beco no subúrbio carioca da Olaria, Macabéa ao atravessar a rua, mas é atropelada por um Mercedes-Benz, dirigida por um estrangeiro louro e rico. Será que a cartomante acertará sobre seu futuro, ou outro futuro realmente e esperava?
Na verdade "A hora da estrela" havia chegado.


Bom, o que falar desse livro? Lindamente trágico.
No começo fiquei meio que me perguntando o que a autora queria de fato trazer para o público. Mas, aos poucos fui descobrindo a riquiza dessa obra, que tem que ter cada palavra saboreada com calma.
Estou apaixonada por Macabéa. E com certeza você também irá cair de amores por ela.




Subscribe to Our Blog Updates!




Share this article!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Return to top of page
Powered By Blogger | Design by Genesis Awesome | Blogger Template by Lord HTML