sábado, 22 de fevereiro de 2014

Resenha: O Livro do Amanhã - Cecelia Ahern

Título: O Livro do Amanhã
Título Original: The Book of Tomorrow
Autor: Cecelia Ahern
ISBN: 9788581630342
Editora: Novo Conceito
Ano: 2013
Páginas: 368

Sinopse: Nascida no luxo, Tamara Goodwin, de 16 anos, nunca precisou olhar para o amanhã, até que a morte abrupta de seu pai deixa a ela e a sua mãe uma montanha de dívidas e as obriga a se mudarem para a casa dos tios de Tamara, em um vilarejo no interior. Solitária e entediada, a única diversão de Tamara é uma biblioteca itinerante. E ali, ela encontra um livro muito misterioso. Tamara vê inscrições com sua própria letra e datadas para o dia seguinte. Quando tudo acontece exatamente como o livro previa, ela percebe que pode ter encontrado a solução para seus problemas. No entanto, Tamara descobre que é melhor não virar algumas páginas e que, apesar de muito tentar, não pode mudar o destino.

***

Tamara, uma menina de 16 anos (aparentemente mais velha), muito mimada e  malcriada. Sempre tinha tudo o que queria e vivia sua vida da maneira que desejava. Até, um dia encontrar seu pai, George Goodwin, no chão se seu escritório em casa. Cometera um suicídio, e com isso vieram a tona coisas que seu pai havia escondido da familia, estavam afundados em dívidas, tiveram que vender todas as suas propriedades, inclusive a casa onde moravam. Tiveram que se mudar para uma casa no campo, de Arthur (irmão de de sua mãe, Jennifer), e Rosaleen (sua esposa), e deixar para trás todo o "conforto" da cidade. Tamara odiava aquele lugar, já sua mãe parecia se sentir bem ali, levando em conta o estado de luto em que se encontrava.

"A ideia de que o luto sobrecarrega a pessoa com dor e todas as outras emoções. Me sinto assim: mais pesada, como se tivesse que me arrastar por aí, tudo é um esforço, é sombrio e é uma merda. Como se tivesse a mente continuamente cheia de pensamentos que nunca me ocorreram antes, o que me causa dor de cabeça. Mas mamãe...?
"Mamãe parece mais leve. O luto não parece nem sequer oprimi-la. Em vez disso, me dá a impressão de que se afasta e alça voo, como se a meio caminho do ar, e ninguém mais liga nem nota, e sou a única que me mantenho embaixo, segurando-a na altura dos tornozelos, e tento puxá-la de volta à terra." 

Arthur, um homem de poucas palaras e Rosaleen, uma mulher sempre dedicada e preocupada com os outros. Mas apesar da simplicidade que é mostrada, eles escondem muitos segredos.
Na história, aparece Irmã Ignatius, uma freira super simpática, que se torna grande amiga de Tamara. Ela (Tamara), também conhece Marcus e sua biblioteca intinerante (dentro de ônibus), o que foi mais ou menos como uma valvula de escape para ela, naquele momento.

"— Muito bem. — Ele riu e desligou o motor. — Vamos a outro lugar.
— Não precisa do motor ligado para ir a outro lugar?
— Não vamos dirigindo — ele disse. Transpôs o banco do motorista por cima do encosto e entrou no ônibus. — Então, vejamos... para onde iremos? — Passou o dedo pelas lombadas dos livros na seção de viagens, caminhou ao longo deles e leu em voz alta: — Paris, Chile, Roma, Argentina, México... 
— México. — Escolhi, decidida, e me ajoelhei no banco para observá-lo.
— México — assentiu Marcus. — Boa escolha! — Retirou o livro da prateleira e me olhou. — E aí? Você vem? O voo já vai partir.
Sorri e saltei por cima do assento do banco. Nos sentamos no chão, lado a lado, nos fundos do ônibus, e, naquele dia, fomos ao México.
Não sei se Marcus sabe como foi importante esse momento para mim. Em que medida ele, de fato, me salvou de mim mesma, do desespero absoluto. Talvez saiba e talvez fosse isso o que costumava fazer. Devia ser um anjo que entrou em minha vida no momento exato e me varreu de um terrível lugar para uma terra longínqua.

Foi nessa biblioteca que Tamara viu um livro que chamou sua atenção. Quando o pegou, logo se frustou, o livro era fechado a cadeado, mas ela consegue abrir com a ajuda da Irmã Ignatius. 
Foi nesse livro que começou a aparecer sua caligrafia, bem escrita, mostrando o "dia de amanhã".
Agora cabe a ela saber o que fazer com essa diário, se vai ficar com ele ou fazer seu próprio amanhã.

É um livro que fala de amor, da dor de perder alguem querido (nesse caso o pai), e do que pode ser feito o amanhã.
Gostei desse livro, gostei da narrativa dele e tudo mais.
Uma história com muito mistério do meio pro fim, e bem elaborada.
Depois que você começa a se envolver é difícil de largar o livro.
Gostei da maneira que Tamara amadureceu no decorrer da história, e até consegui desenvolver um carinho por ela, o que antes, acharia um absurdo.





Sobre a Autora:
Antes de engrenar na carreira de escritora, Cecelia Ahen se formou em jornalismo e comunicação. Aos 21 anos, escreveu seu primeiro romance, P.S. Eu Te Amo, que se tornou um best-seller internacional e foi adaptado para o cinema. Seus outros romances - A Vez da Minha Vida, Onde Terminam os Arco-íriss, Aqui é o Melhor Lugar, Se Você Me Visse Agora e, As Suas Lembranças São Minhas - Foram todos best-sellers #1.
Seus livros foram publicados em 46 países. Foram vendidas mais de 20 milhões de cópias no mundo todo. A autora mora em Dublin (Irlanda) com sua família.



Subscribe to Our Blog Updates!




Share this article!

3 comentários:

  1. Achei uma história bem interessante, achei o título o livro do amanhã muito parecido com a nossa vida pois nunca sabemos : O dia de amanhã. Linda essa capa. Um luxo.

    caminhandoemmarte.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Interessante e imprevisível, Gabrielly.
      Obrigada pelo comentário.
      Beijos.

      Excluir
  2. Oi adorei muito obrigado...me fez se interessar pelo livro....mas vc já leu o livro reverso escrito pelo autor Darlei... se trata de um livro arrebatador...ele coloca em cheque os maiores dogmas religiosos de todos os tempos.....e ainda inverte de forma brutal as teorias cientificas usando dilemas fantásticos; Além de revelar verdades sobre Jesus jamais mencionados na história.....acesse o link da livraria cultura e digite reverso...a capa do livro é linda ela traz o universo de fundo..abraços. www.livrariacultura.com.br/scripts/resenha/resenha.asp?

    ResponderExcluir

Return to top of page
Powered By Blogger | Design by Genesis Awesome | Blogger Template by Lord HTML