domingo, 1 de setembro de 2013

Trechos Marcantes: A Última Grande Lição - Mitch Albom






"O universo é demasiado harmônico, grandioso e avassalador para se acreditar que é tudo obra do acaso." (Pág. 11) 



"Aceitar o passado como passado, sem negá-lo nem descartá-lo." (Pág. 28)



"- Estar morrendo é apenas uma circunstância triste, Mitch. Viver infeliz é diferente. Muitas das pessoas que me visitam são infelizes.

- Por quê?
- Porque a cultura que temos não contribui para que as pessoas estejam satisfeitas com elas mesmas. Estamos ensinando coisas erradas. E é preciso ser forte para dizer que, se a cultura não serve, não interessa ficar com ela. Que é melhor criar a sua própria. A maioria das pessoas não consegue fazer isso. São mais infelizes do que eu, mesmo na situação em que estou. Posso estar morrendo, mas cercado de almas amorosas e dedicadas. Quantos podem dizer o mesmo?" (Pág. 39)



"- A vida é uma série de puxões para a frente e para trás. Queremos fazer uma coisa, mas somos forçados a fazer outra. Algumas coisas nos machucam, apesar de sabermos que não deviam. Aceitamos certas coisas como inquestionáveis, mesmo sabendo que não devemos aceitar nada como absoluto. Tensão de opostos, como o estiramento de uma tira de borracha. A maioria de nós vive mais ou menos no meio.
- Parece luta livre - pondero.
- Luta livre - ele repete e ri. - É. Pode-se definir a vida dessa forma.
- E que lado vence? - pergunto.
- Que lado vence?
Ele sorri pra mim, os olhos enrugados, os dentes tortos.
- O amor vence. Sempre." (Pág. 42)



"- O mais importante na vida é aprender a dar amor e a recebê-lo.
A voz dele reduziu-se a um murmúrio.
- Deixe o amor vir. Pensamos que não merecemos amor; pensamos que, se nos abrirmos a ele, nos enfraqueceremos. Mas um sábio chamado Levine disse a palavra certa: 'O amor é o único ato racional'."
(Pág. 52)




"Ás vezes, não acreditamos no que vemos e precisamos acreditar no que sentimos. E, se quisermos que os outros confiem em nós, precisamos sentir que nós confiamos neles. Mesmo que estejamos no escuro. Mesmo quando estamos caindo." (Pág. 58) 



"O professor se liga à eternidade; ele nunca sabe onde cessa a sua influência. - HENRY ADAMS" (Pág. 72) 



"- A verdade Mitch, é que não existe base - continuou -, não existe um fundamento sólido no qual as pessoas possam se apoiar hoje em dia, a não ser a família. [...] Quem não tem o apoio, o amor, os cuidados de uma família, não tem muito com o que contar. O amor é supremamente importante. Como disse nosso grande poeta Auden, "amem-se uns aos outros ou pereçam".
[...]
É bom não acha? E é tão verdadeiro. Sem amor, somos pássaros de asas quebradas." (Pág.81)



"-...À medida que se cresce, aprende-se mais. Se ficássemos parados nos vinte e dois anos, ficaríamos sempre ignorantes como quando tínhamos vinte e dois anos. Envelhecer não é decair fisicamente. É crescer. É mais do que o fato negativo de que se vai morrer, é também o fato positivo de que se compreende que se vai morrer e que se pode viver melhor por causa disso." (Pág. 101) 



- ... Mas, se envelhecer fosse tão valioso porque as pessoas vivem dizendo "Ah, se eu ainda fosse jovem..."? Nunca ouvimos alguem dizer "Quem me dera já ter sessenta e cinco!".
Ele sorriu e acrescentou:
- Sabe o que significa isso? Vidas insatisfeitas. Vidas sem realizações. Vidas que não encontraram um sentido. Quem encontra um sentido para a vida não deseja voltar atrás. Deseja ir em frente. Quer ver mais, fazer mais. Não se pode ficar esperando aos sessenta e cinco.
- Ouça - disse ele. - Você precisa saber uma coisa. Todas as pessoas mais jovens precisam saber disso. Quem passa o tempo batalhando contra o envelhecimento sempre será infeliz, porque o envelhecimento é inexorável. E, Mitch? - Ele abaixou a voz. - A verdade é que você vai morrer um dia." (Pág. 102)



"... Precisamos descobrir o que existe de bom e verdadeiro e belo em cada fase da nossa vida." (Pág. 103) 



" Faça aquilo que vem do coração - disse ele. - Fazendo, não ficará insatisfeito, não sentirá inveja, não estará aspirando a bens que pertencem a outros. Pelo contrário, ficará assombrado com o que receberá de volta." (Pág. 109) 



" E é pelo amor que vivemos, mesmo depois de mortos." (Pág. 113)





Subscribe to Our Blog Updates!




Share this article!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Return to top of page
Powered By Blogger | Design by Genesis Awesome | Blogger Template by Lord HTML